O mercado de games e esportes eletrônicos cresce em um ritmo acelerado devido a vários fatores. A Pandemia impactou de forma positiva toda a indústria, os esportes eletrônicos continuaram com seus espetáculos de forma remota. Tivemos o lançamento das novas gerações de consoles, com o Playstation 5 e Xbox Series X. A procura foi tanta que faltam consoles disponível para venda.
Fora os pontos acima, os criadores de conteúdo e influenciadores do mercado de games continuam crescendo em audiência chamando atenção de grandes marcas. A estimativa de faturamento do mercado brasileiro de games para 2021 é de bater R$12.3 bilhões de reais, de acordo com o instituto de pesquisa NewZoo, isso representa um crescimento de mais de 5%, em um ano de crise econômica global.
Mas, como você pode investir em games e esportes eletrônicos? Como aproveitar esse fenômeno de entretenimento. Vamos listar abaixo algumas opções para você entrar de cabeça no mercado de games.
Investimento em um time de Esportes Eletrônicos (eSports)
Nos últimos anos surgiram várias organizações de esportes eletrônicos, algumas focadas somente em uma modalidade de games, outras já com diversos times em sua operação. O que mostra a rápida aceleração desse mercado. Portanto, é possível encontrar times que tem todo o interesse em receber investimento para ampliar sua estrutura e influência.
A dica aqui é pesquisar sobre os maiores torneios de eSports do Brasil, conhecer os seus principais times e prospectar oportunidades. Existem muitas empresas necessitando de smart money para impulsionar e acelerar o seu crescimento.
Investimento em Empresas do Setor de Games
Hoje, através das BDR’s, é possível comprar ações de outros mercados. A Nasdaq, bolsa de valores americanas, tem uma série de empresas de games listadas para negociação. Vamos listar algumas das principais, que estão divididas em desenvolvedoras de jogos e fabricantes de componentes eletrônicos.
- Processadores – A1MD34 (AMD) e ITLC34 (Intel).
- Desenvolvedoras de Jogos – EAIN34 (Eletronic Arts), ATVI34 (Activision Blizzard) T1TW34 (Take Two) e TCEHY (Tencent Holdings).
- Fabricantes – SNEC34 (Sony), MSFT34 (Microsoft) e NVDC34 (Nvidia).
Investimento em Licenciamento de Imagem
Essa é dedicada para você que comercializa algum produto ou serviço. A grande maioria das empresas de games trabalham com licenciamento. Abrindo a possibilidade para você embarcar elemento de diversos games em sua comunicação.
Além de se aproximar da audiência, você tem a possibilidade de aumentar as vendas lançando produtos específicos para esse gigantesco mercado consumidor. Vejo inúmeras possibilidades para esse setor, já mostramos aqui várias personalidades da música e do esporte que emprestam a sua imagem para o mundo do games. Marcas podem se aproveitar disso.
Investimento em Criadores de Conteúdo
Não é necessário comentar do poder dos influenciadores e criadores de conteúdo do mercado de games. Além de plataformas específicas para games como Twitch, Nimo e Booyah. Temos também Youtube e Facebook, que são grandes empresas que possuem seu núcleo de conteúdo de games.
Muitos talentos precisam de investimento para crescer, para ter uma boa estrutura áudio e visual, os investimentos são bem altos. Uma maneira de iniciar seus esforços em games é trabalhando com novos talentos, gerando maiores condições de trabalho e infraestrutura. O papel do empresário é basicamente esse. Trabalhar e rentabilizar na imagem do influenciador, gerando negócios e mais oportunidades para o criador de conteúdo.
No meu Podcast, falamos com toda a indústria de games e detectamos várias oportunidades. Eu recomendo que você ouça todos os episódios. Vou deixar abaixo a conversa que tivemos com um dos maiores criadores de conteúdo desse universo, que trabalha ah mais de 8 anos no universo de games.
Um comentário
Pingback : Governo de SP anuncia R$20 milhões para games e eSports