O desenvolvedor de jogos iniciante, recém saído do curso ou faculdade, pode ter uma ideia equivocada da realidade do trabalho de desenvolvimento.
O desenvolvedor tem uma missão interessante: pensar em jogos e desenvolvê-los, transformar aquela ideia inicial em um jogo que realmente vai entreter, ensinar ou o que mais o projeto precise que seja feito.
Esta, definitivamente, não é uma fácil simples, linear e tranquila.
Pelo contrário, pela sua mistura de lado artístico, resolução de problemas e geração de desafios para transformar um jogo uma experiência inesquecível, a área de desenvolvimento de jogos trás uma série de desafios incríveis,
É ilusão acreditar que o curso vai te preparar para tudo que o mercado vai jogar contra você, então você precisa de uma preparação adicional, e essas dicas são parte disso.
Vamos dar algumas dicas importantíssimas que todo desenvolvedor de jogos iniciante deveria receber.
Trabalhar com jogos não é ficar de brincadeira o dia inteiro.
Se você acha que trabalhar com jogos vai resumir a poucas horas de trabalho e muitas horas de jogatina, é bom você repensar a sua carreira.
A coisa mais comum quando uma pessoa se torna desenvolvedora de jogos, especialmente os iniciantes, é pelo menos num primeiro momento, a pessoa perder um pouco da empolgação a respeito da ideia de jogar.
O desenvolvedor de jogos iniciante precisa entender que desenvolvedor não é pro Player e muito menos testador, e todo o olhar do desenvolvedor sobre um jogo é crítico e técnico.
Como desenvolvedor de jogos iniciante, você nem sempre vai trabalhar nos jogos que você gostaria de jogar ou desenvolver
Seu sonho é produzir um grande jogo de terror? Não importa, nesse momento você está sendo pago para programar os itens de um simulador de Café fazenda, com público alvo de mulheres 40+.
Mesmo que essa seja a última coisa que você queria fazer, o bom profissional faz os melhores itens possíveis, e se prepara para a próxima demanda, que pode ser o seu jogo de terror ou um Tower defense de combine 3, com doces contras vampiros.
Pelo menos no começo, o mais provável é que você operacionalize a ideia de alguém. (A não ser que você seja totalmente indie)
Esta é uma lição que o desenvolvedor de jogos iniciante precisa entender. Na maioria dos estúdios, as ideias dos dev Jr. acabam não tendo muita atenção, porque já existem projetos acontecendo que foram aprovados e pensados por pessoas com mais experiência.
Você sempre pode desenvolver suas ideias como um dev indie, no seu tempo livre ou se você ainda não trabalha. Isso é ótimo e te ajuda a construir um portfólio ( próxima dica).
Portfólios podem falar mais sobre você que um currículo (especialmente para o desenvolvedor de jogos iniciante)
Conseguiu aquele tempo livre e quer começar um projeto próprio? A dica é ser simples, inteligente e terminar o que você começou.
Não se esqueça de publicar os jogos indie que você fez, esses jogos podem ser um cartão de visita para projetos mais interessantes e dentro do que você quer fazer.
Continue produzindo e tente monetizar em cima do seu portfólio de alguma forma, mesmo que seja por meio de um financiamento recorrente.
Aprenda a fazer mais com menos
Estúdios amam quem consegue muito com pouco. Isso significa bons jogos sem a necessidade de muito trabalho, e pode te levar longe.
Curtiu essas dicas? Vamos trazer muito mais informações sobre o mercado de desenvolvimento para você.